NOTÍCIAS

Doações de livros ao Centro de Recursos de Conhecimento

2022-10-10

Além das regulares aquisições de novidades editoriais, o Centro de Recursos em Conhecimento do CFPSA recebe por vezes livros doados por particulares, desde que consideremos que os títulos que nos pretendem oferecer têm interesse para o nosso público.
Assim, das herdeiras de D.ª Maria Amélia Patrício, proprietária, com o marido, e cozinheira do já extinto restaurante Patrício, no centro de Oeiras, junto ao antigo cinema, agora Auditório Municipal Eunice Muñoz, recebemos alguns livros já com alguns anos e evidentes marcas de manuseamento, comprovando que serviram de apoio à preparação dos pratos servidos naquele estabelecimento, outrora conhecido pela qualidade da comida e petiscos e pelo ambiente familiar e acolhedor.

 

De entre as obras que nos doaram, destacamos “A cozinha ideal”, de Manuel Ferreira, edição de 1967, “O cozinheiro prático: interessante guia de culinária ao alcance de toda a gente”, também publicado na década de sessenta do século passado, e “As 100 mais famosas receitas do mundo: livro de especialidades da cozinha internacional”, de Roland Gook.

De Vasco Loja, proprietário do estabelecimento, entretanto encerrado, Melkia Spirit – cheese & wine bistrot, em Telheiras, Lisboa, recebemos uma série de livros bastante mais recentes, com destaque para “O gosto de Timor: culinária tradicional”, uma compilação de Afonso Graça editada pela Câmara Municipal de Lisboa em 2001, “Pizza & co.: savory tarts, focaccias and sandwiches”, tradução para inglês de um original italiano, editado em 2008 nos Estados Unidos, e “Pâtisserie magique”, de Christelle Huet-Gomez, edição da Marabout em 2015.
 
Às herdeiras de D.ª Maria Amélia Patrício e ao sr. Vasco Loja, o nosso agradecimento pelos livros oferecidos, que enriqueceram o nosso catálogo e estão já disponíveis para consulta e empréstimo. A finalizar, é de referir que, quando recebemos títulos que já possuímos, os oferecemos aos nossos formandos. Foi o que fizemos com alguns dos livros que recebemos nestas doações.

VER TODAS AS NOTÍCIAS