FORMAÇÃO

Língua estrangeira   iniciação

CARGA HORÁRIA  50 Horas

Objetivos Não é definida uma língua estrangeira em particular. A opção da Língua Estrangeira em concreto que operacionalizará este conjunto de competências de uso dependerá do perfil/necessidade de aprendizagem do adulto/formando, de acordo com a disponibilidade das entidades formadoras.
A presente elencagem de competências tem como referência a ocorrência da Língua em contexto de realização, não se referindo a aspetos específicos do funcionamento da Língua uma vez que estes variam de acordo com a que estiver a ser trabalhada.
Trata-se de um nível de “iniciação”, pelo que se destina a adultos que não tenham quaisquer noções estruturadas de uma língua estrangeira.

Plano Curricular - Módulo / UFCD

Língua estrangeira - iniciação - alemão - 50 Horas

Conteúdo Programático

Competências de interpretação
Ouvir/Ver
Compreensão de textos simples, breves e claros relacionados com aspetos da vida quotidiana e/ou com as áreas de interesse dos adultos
Compreensão das ideias gerais de um texto em língua corrente sobre aspetos relativos aos tempos livres, bem como a temas atuais e assuntos do interesse pessoal e/ou profissional dos adultos, quando o discurso é claro, pausado e adequado ao seu nível linguístico
Compreensão do conteúdo informativo simples de material audiovisual (entrevista, conversa telefónica, conversa informal entre pares, outros)
Ler
Compreensão de textos curtos e simples sobre assuntos do quotidiano, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
Detecção de informação previsível concreta em textos simples de uso comum (conversa telefónica, entrevista, outros)
Compreensão de textos simples em língua corrente sobre assuntos do quotidiano e relacionados com as áreas de formação e/ou atividade profissional dos adultos
Percepção de acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos
Comunicação em situações do quotidiano implicando troca de informação simples e direta sobre assuntos e atividades correntes, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade
Competências de produção
Falar/Escrever
Uso de frases simples e curtas para falar da família, dos outros e do seu percurso pessoal, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
Produção, simples e breve mas articulada, de enunciados para narrar, descrever, expor informações e pontos de vista
Comunicação em situações do quotidiano que exigem apenas troca de informação simples e direta sobre assunto e atividades correntes
Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade
Escrita de textos curtos e simples relacionados com aspetos da vida quotidiana
Escrita de textos simples e estruturados sobre assuntos conhecidos e do seu interesse
Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afetados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação
Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação
Formular opiniões críticas mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais
Identificar os principais fatores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação



AÇÕES PLANEADAS

Inscrições abertas