FORMAÇÃO

Língua estrangeira   iniciação

CARGA HORÁRIA  50 Horas

Objetivos Não é definida uma língua estrangeira em particular. A opção da Língua Estrangeira em concreto que operacionalizará este conjunto de competências de uso dependerá do perfil/necessidade de aprendizagem do adulto/formando, de acordo com a disponibilidade das entidades formadoras.
A presente elencagem de competências tem como referência a ocorrência da Língua em contexto de realização, não se referindo a aspetos específicos do funcionamento da Língua uma vez que estes variam de acordo com a que estiver a ser trabalhada.
Trata-se de um nível de “iniciação”, pelo que se destina a adultos que não tenham quaisquer noções estruturadas de uma língua estrangeira

Plano Curricular - Módulo / UFCD

Língua estrangeira - iniciação - francês - 50 Horas

Conteúdo Programático

Competências de interpretação
-Ouvir/Ver
* Compreensão de textos simples, breves e claros relacionados com aspetos da vida quotidiana e/ou com as áreas de interesse dos adultos
* Compreensão das ideias gerais de um texto em língua corrente sobre aspetos relativos aos tempos livres, bem como a temas atuais e assuntos do interesse pessoal e/ou profissional dos adultos, quando o discurso é claro, pausado e adequado ao seu nível linguístico
* Compreensão do conteúdo informativo simples de material audiovisual (entrevista, conversa telefónica, conversa informal entre pares, outros)

- Ler
* Compreensão de textos curtos e simples sobre assuntos do quotidiano, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
* Detecção de informação previsível concreta em textos simples de uso comum (conversa telefónica, entrevista, outros)
* Compreensão de textos simples em língua corrente sobre assuntos do quotidiano e relacionados com as áreas de formação e/ou atividade profissional dos adultos
* Percepção de acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos
* Comunicação em situações do quotidiano implicando troca de informação simples e direta sobre assuntos e atividades correntes, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
* Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
* Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade

Competências de produção
- Falar/Escrever
* Uso de frases simples e curtas para falar da família, dos outros e do seu percurso pessoal, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
* Produção, simples e breve mas articulada, de enunciados para narrar, descrever, expor informações e pontos de vista
* Comunicação em situações do quotidiano que exigem apenas troca de informação simples e direta sobre assunto e atividades correntes
* Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
* Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade
* Escrita de textos curtos e simples relacionados com aspetos da vida quotidiana
* Escrita de textos simples e estruturados sobre assuntos conhecidos e do seu interesse
* Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afetados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação
* Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação
* Formular opiniões críticas mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais
* Identificar os principais fatores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação



AÇÕES PLANEADAS

Datas previstas Horário Local Valor

02/04/2024 a 04/06/2024

18:30H às 21:30H

Online

Gratuito

Inscrever

08/04/2024 a 20/05/2024

18:30H às 21:30H

Online

Gratuito

Inscrever